COBRANÇA INTELIGENTE
A “cultura de corte” prevalece em função de sua efetividade. Através de modernas técnicas de IA, a solução Cobrança Inteligente permite individualizar as ações de cobrança para cada perfil de cliente, reduzindo os custos, e maximizando os resultados.

DESAFIO
O desafio das empresas de Utilities, especialmente no segmento de Saneamento, é reduzir os custos operacionais e financeiros com o PCLD (Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa) para aumentar o retorno financeiro dos processos de cobrança.
Nosso cliente tinha a sua cobrança descentralizada, o que não permitia uma macrogestão do departamento, com desalinhamento entre o planejamento, controle e execução. Essas eram cobradas com base em conhecimento empírico pelas unidades regionais que não seguiam um mesmo padrão, com sobreposição de ferramentas de cobrança, desconhecimento dos custos do processo e Régua de Cobrança única para qualquer tipo de cliente.
SOLUÇÃO
As Réguas de Cobrança são tradicionalmente padronizadas e prevalece a “cultura de corte”. Através das mais modernas técnicas de Inteligência Artificial e Otimização do IBM Watson, a solução Cobrança Inteligente, permite individualizar as ações de cobrança, reduzindo os custos operacionais, melhorando a gestão e otimizando os resultados.
Inteligência Artificial
Modelos de IA Fazem Previsão de Pagamento para cada Ação de Cobrança por Perfil de Cliente;
Resultados
Ações Inteligentes de Cobrança são indicadas de forma Individualizada e Gerenciada.
Restrições e Otimização
Motor de Otimização avalia a Previsão da IA, Custos Operacionais e Restrições do Negócio, maximizando o Retorno por Cliente baseado em seu perfil;
Big Data
Dados Internos e Externos criam uma base analítica histórica como fundação para a Inteligência Artificial;
RESULTADOS
As estimativas de redução de custos geradas pelo projeto foram de aproximadamente R$5 milhões no comparativo entre os anos de 2021 x 2019 (período de fevereiro a dezembro).
Indicadores de resultado do projeto piloto
(32% das matrículas) – Ano de 2021 x 2019 (período de fevereiro a dezembro):
Evolução de 24% do pagamento espontâneo
Redução de 76% das notificações entregues
Redução de 30% de cortes
Redução de 149% das negativações