PLANEJAMENTO DE MANUTENÇÃO
Manter altos os índices de disponibilidade dos equipamentos requer um planejamento otimizado de Mão e Obra e Peças de manutenção, ponderando as incertezas, posições e custos envolvidos.

DESAFIO
Indústrias de todos os segmentos buscam maximizar a disponibilidade de seus ativos adotando abordagens de manutenção que visam reduzir custos e garantir a performance. Peças com maior desgaste são trocadas preventivamente, enquanto as demais são utilizadas até a falha.
Construir um sistema eficiente de planejamento de manutenção que proponha ações preventivas e corretivas, garantindo a disponibilidade dos ativos com baixos custos, alta capacidade e alto desempenho.
SOLUÇÃO
Solução está em um modelo estatístico baseado no histórico de manutenção e operação que determina a confiabilidade dos componentes dos equipamentos conforme seu tempo de operação. Além disso, modelos de Machine Learning, auxiliam na determinação da relação entre as falhas dos componentes.
PROCESSO DE ANÁLISE DOS DADOS PARA MANUTENÇÃO

O plano otimizado é alcançado relacionando a confiabilidade dos componentes com a capacidade das equipes de manutenção, o índice de disponibilidade necessário, os custos de manutenção, o efeito cascata da quebra do equipamento na produtividade e qualquer outra variável de interesse.
Através da simulação estatística os planos de trabalho ganham robustez em relação aos diferentes desdobramentos aleatórios que podem acontecer no mundo real.